top of page

Pão Doce de Manteiga de Leite, as famosas Fatias da Vovó Teresinha

  • Foto do escritor: Debora Schwarcz
    Debora Schwarcz
  • 3 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura


Indescritível o sabor dessa fatia. Tem gosto de pão da roça, das quitandas de minas. Aquele quitute que você fica todo feliz de comer visitando as fazendas do interior.


Minha avó Teresinha veio do Prata, uma cidade do triângulo mineiro. E lá é assim, a gente vai visitar e passa de casa em casa provando alguma quitanda diferente. Tudo que a minha avó faz é delicioso, nem chego aos pés dela! Mas tento e me esforço para fazer as receitas mais queridas por todos.


Agora, decifrar as receitas antigas são desafiadoras!!! Mas minha avó traduziu tudo certinho pra mim, então eu traduzi tudo pesado para vocês. Olhem como era a receita:


Põe-se a ferver 3 copos de leite com 3 colheres de sopa de açúcar e canela em casca. Depois de fervido, deixar esfriar um pouco e dissolver 3 colheres de sopa de fermento de padaria.


Colocar um pouco de farinha até ponto de mingau grosso e deixar crescer tampado até dobrar de volume.


Depois de crescido acrescentar 12 ovos batidos separadamente. Primeiro as claras, depois as gemas e juntar 2 pratos de manteiga (até o vinco), 1 pitada de sal.

Aos poucos colocar a farinha de trigo até dar o ponto. Sovar, deixar crescer. Fazer os formatos das fatias. Deixar crescer. Assar. Depois de assada jogar calda de açúcar e coco ralado.


Lá no Prata tem uma cooperativa de laticínios deliciosa, e a vovó só usa da manteiga deles, a Manteiga Rádio. E como eu tenho uma manteiga Rádio aqui em casa, vou usar dela. A manteiga é um dos segredos do sabor dessa fatia!





Comments


bottom of page